Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]

É possível mover objetos com a mente?


Uma característica marcante dos filmes de ficção são os incríveis efeitos especiais que nos fazem vibrar. Raios laser, super força, velocidade anormal e outros mais fazem um misto muito bom de se ver. O filme X-Men é um bom exemplo disso, afinal reúne todo tipo de mutação dos filmes que costumamos ver.

Nesse filme, há uma personagem que protagoniza cenas arrepiantes de ação. Jean Grey é uma mutante que usa seus poderes mentais para levantar pesadíssimos objetos sem tocá-los e até levitar. Esses poderes entram numa questão há muito tempo estudada por cientistas e pesquisadores: a telecinese.

Também conhecida como psicocinese, a telecine é um fenômenos extra-sensorial através do qual a mente de um indivíduo é capaz de agir sobre objetos materiais, movendo-os sem a necessidade de tocá-los. Tal fato ocorreria porque tudo no Universo é composto de energia, assim também o homem seria feito por elementos magnéticos, possibilitando assim atuar mentalmente sobre tudo ao seu redor.


Mas será que isso poderia acontecer na vida real, fora dos filmes de X-Men? Ao longo da História, diversos casos de telecinese foram registrados e minuciosamente documentados – indo desde levitações à movimentação de objetos sem contato físico. No século XX, por exemplo, ocorreu um “boom” de pesquisar nesse campo (especificamente nos EUA e Rússia), deixando muita gente de queixo caído com os resultados.

O renomado pesquisador Joseph Banks Rhine, professor da Duke University (Carolina do Norte, EUA), foi uma grande precursor das experiências envolvendo o poder da mente. Joseph Rhine dedicou décadas de sua vida ao estudo da telecinse, e após vários anos de cautelosas e extensas pesquisas científicas baseadas no empirismo, Rhine lançou um livro chamado “Percepção Extra Sensorial”.


No livro, Rhine relata detalhadamente experiências em laboratório, e a principal delas levanta debates e estudos até hoje. Chamado de Cartas de Zener, o estudo consistia numa série de figuras e desenhos aleatórios os quais eram adivinhados por pacientes, através de treinamentos específicos. Ele também aborda a possibilidade da movimentação de objetos inanimados pela força mental.

Outro caso muito conhecido da prática de telecinese é o de Nina Kulagina, uma dona de casa russa que viveu entre 1926 e 1990. Ela ficou famosa por supostamente conseguir movimentar a distância pequenos objetos, usando apenas a mente. Entre os relatos de experimentos mais curiosos sobre ela, há o de que ela teria conseguido parar o coração de um sapo. O fenômeno teria ocorrido em um laboratório em 1970 e está descrito em detalhes no livro Psychic Warfare do autor Martin Ebon.


Se a prática da telecinese, mover objetos com o poder da mente, vai ser realmente uma realidade palpável e 100% estudada algum dia, jamais saberemos. Mas por enquanto, até os mais céticos devem admitir: há muito da mente humana que ainda não foi explorado.

Fonte: Assustad0r

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O NEA agradece o seu contato, responderemos em breve!

Continue navegando pelo nosso blog e conheça nossas redes sociais
--------
https://www.facebook.com/naoentreaqui.blogspot
-------
https://www.instagram.com/nea.ofc/

Bottom Ad [Post Page]