Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]


Mais que um dos montes de HQ's que virou uma boa série, zumbis existem, e não só na fantasia, mas na natureza, e são assustadores, não da mesma forma que nas histórias de ficção e games do gênero, mas de forma bem mais real. Vou transcrever uma matéria curtinha mostrando alguns casos de zumbis na realidade. 

***

Existem varias criaturas que são “zumbificadas” na natureza, muitas criaturas que são parasitas, que nada mais são que criaturas que para viver, precisam se associar ao outro ser para assim retirar os meios de sobrevivência. Não sendo o bastante, existem os parasitas que são manipuladores comportamentais, ou seja, criaturas que entram em seus hospedeiros e os controlam.

Um dos casos mais bizarros é da formiga zumbi. Um fungo parasita entra na formiga e começa a crescer por todo o corpo da dela, inclusive em seus músculos, e por isso o fungo assume o controle total. Como formigueiros são extremamente organizados, as formigas doentes são postas em quarentena, separadas das demais, para assim evitar a contaminação da colonia. Mas então o fungo faz com que a formiga parasitada vá até uma árvore sobre o formigueiro, ao chegar em um galho alto, o fungo faz com que a formiga morda o galho, e assim fique ancorada ali, e então sem chance de cair do galho, o fungo mata a formiga e da parte de trás da cabeça dela ele irrompe em forma de um caule, e assim ele derrama como em forma de chuva seus esporos sobre o formigueiro, visando atingir toda aquela colônia.

E não são apenas os fungos que são parasitas manipuladores.


Os vermes da foto acima, são conhecidos como verme crina de cavalo, das montanhas do Novo México. Para se reproduzir, eles precisam estar dentro d’água, e para isso eles usam grilos como veiculo. 


Alojado dentro do grilo, o verme se desenvolve, absorvendo os nutrientes e crescendo . Quando ele atinge a maturidade, libera substancias químicas, que de alguma forma faz com que o grilo pule dentro d’água. Esse comportamento vai contra o instinto do grilo, pois além de poder se afogar, tem o risco de virar comida de peixe. Mas assim que o grilo atinge a água, o verme sai do abdome do hospedeiro e se move para a liberdade e assim acasalando logo após emergir, enquanto o grilo, se tiver sorte, e não virar comida de peixe, geralmente sobrevive.


A linda e cruel Vespa Joia


A vespa joia, pode ser considera a cirurgiã cerebral das manipulações parasitarias. Digo isso pois a vespa ataca baratas e com o seu ferrão, deposita veneno em dois pontos específicos do cérebro, responsáveis pela locomoção. Em seguida, a vespa leva sua vitima até seu covil, onde deposita um único ovo na barata.


Ao eclodir, a larva perfura o corpo da barata, entra lá e se alimenta dos sucos que existem em seu corpo, e só sai da hospedeira como uma vespa adulta.



Nem os caranguejos escapam


Existe uma espécie de craca (crustáceo marinho) que invadem caranguejos e criam uma espécie de raiz que se espalha pelo corpo de sua vítima, se alimentando de nutrientes dissolvidos no corpo do bicho. O parasita também se aloja na parte de baixo do caranguejo, onde podem estar eventuais crias que podem ser infectadas também. As fêmeas acabam nutrindo essas cracas como se fossem seus próprios ovos. Já os machos infectados acabam modificando seus corpos para ficarem mais largos, como as fêmeas e passam a “gestar” as cracas como uma fêmea faria. 

Por nosso cérebro ser complexo, será que estamos a salvo de parasitas nos manipular? Não! Não estamos a salvo!

A raiva pode ser considerada um parasita manipulador. É uma doença causada por um vírus que infecta vários animais como cães, gatos, guaxinins os tornando hiperagressivos. E faz isso para ajudar o vírus a se espalhar, já que ele é transmitido através da mordida e por vezes até por arranhões. E o detalhe que os animais que pegam raiva no auge da infecção perdem o controle e atacam, e inevitavelmente padecem. 


E sabe o que os animais que pegam raiva têm em comum, todos são mamíferos, assim como nós.

Então não, não estamos a salvo...


Adaptado por: Mário Resmin
Fonte e imagens: buzz.feed news

2 comentários:

  1. Já fi uma fita dessas.

    Vi um verme sair de dentro de um Louva-Deus. O inseto estava agonizando e o verme começou a sair e não parava mais. Pensa num negócio nojento.

    Eu era criança e lembro disso até hoje.

    ResponderExcluir
  2. Que bizarro, mas eu tenho curiosidade de ver isso

    ResponderExcluir

O NEA agradece o seu contato, responderemos em breve!

Continue navegando pelo nosso blog e conheça nossas redes sociais
--------
https://www.facebook.com/naoentreaqui.blogspot
-------
https://www.instagram.com/nea.ofc/

Bottom Ad [Post Page]